IPVA 2019 Detran – Consultar Valor Online

Consulte o IPVA 2019 acessando o site: www.ipva.net

DETRAN IPVA 2019

Você sabe o que significa IPVA e para que serve este imposto? A seguir lhe daremos todas as informações necessárias sobre o pagamento desta taxa que causa tanta dúvida aos contribuintes.

Afinal, são tantos os documentos e valores de impostos a serem pagos no início do ano, em nosso país, que nos preocupamos apenas em pagar e nem sabemos para qual finalidade eles existem.

detran-ipva-consulta-online

O que significa e para que se destina o IPVA 2019?

O IPVA 2019 é uma sigla para Imposto sobre Veículos Automotores. É um imposto obrigatório para que você tenha posse sobre seu veículo. Os tributos arrecadados com o IPVA, após serem deduzidos os outros destinos dele pela Federação, é dividido em partes iguais entre Estado e Município, sendo 50% para cada.

Todo o valor arrecadado com o IPVA se destina aos serviços básicos de que a população brasileira necessita: saúde, segurança pública, educação, transporte, etc. Era para estar tudo uma maravilha, não concorda? Daí a importância de os cidadãos reivindicarem seus direitos por serviços de mais qualidade e eficiência. Bem! Já a recuperação das rodovias, como manutenção nos asfaltos, por exemplo, não faz parte desta conta, já que, de acordo com a legislação brasileira, não é obrigação do Estado.

Quem deve pagar o IPVA 2019?

Todas as pessoas que possuem um veículo automotor registrado em seu nome: carros de passeio, caminhões, motos, etc. É um imposto obrigatório.

O não pagamento do IPVA 2019 resulta em apreensão do veículo: seu carro vai para o pátio do Detran. Além disso, o atraso do pagamento custa juros altíssimos e você não consegue o licenciamento anual do veículo.

As pessoas portadoras de necessidades especiais não precisam pagar o IPVA 2019, mas é necessário que tenham um atestado médico que comprove a situação do proprietário do veículo.

Qual é o valor do IPVA 2019?

Esse valor varia de acordo com cada veículo. Normalmente, para os modelos de veículos a gasolina ou os modelos “flex”, o valor equivale a 4% do valor venal do veículo. A tabela para pagamento do IPVA 2019 atualizada pode ser consultada no site da Secretaria da Fazenda de seu estado.

Onde posso pagar o IPVA do meu veículo?

O pagamento do IPVA 2019 pode ser feito pela Internet ou nos caixas eletrônicos dos Bancos credenciados. Na Internet, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado no qual se encontra registrado o seu veículo. Por exemplo, quem possui veículo em São Paulo: www.fazenda.sp.gov.br. Onde está escrito “sp”, no link, é só você trocar pela sigla do Estado em que você reside. É só ter em mãos o código do Renavam, para facilitar a consulta e a efetivação do pagamento.

Caso você tenha cadastro em plataformas eletrônicas do banco em que possui conta, também existe a opção de pagar pela própria plataforma (site do banco), em débito em conta e imprimir o boleto ou enviá-lo para seu e-mail pessoal, se não quiser o comprovante em papel impresso.

ipva-2019-detran-consulta-pagamento

Quando devo pagar o IPVA 2019?

Você deve ficar atento às datas de pagamento, de acordo com o final da placa do seu veículo, também podendo ser consultada a tabela online, no site da Secretaria da Fazenda, a partir da segunda quinzena de dezembro. Nos últimos anos, por exemplo, em Minas Gerais e São Paulo, para quem optou parcelar, o pagamento precisou ser efetuado entre os meses de Janeiro a Março. Já o pagamento em parcela única possui desconto, e, dependendo desse desconto, vale a pena optar pela cota única.

 O que é seguro DPVAT? Devo pagá-lo junto com o IPVA 2019?

A resposta é sim! Junto com a guia de arrecadação do IPVA 2019, você deve pagar também o seguro DPVAT – que é o seguro para danos pessoais causados por veículos automotores, conhecido como seguro obrigatório.

Trata-se de uma indenização, caso você venha sofrer algum acidente de trânsito. Esse seguro cobre gastos com despesas médico-hospitalares (as reembolsa) ou cobre também outros danos causados à vítima, como invalidez ou indenização à família da pessoa que vier a óbito.

E a pergunta que muita gente faz:

“Já vendi meu automóvel, mas ainda continuo recebendo cobranças para pagar o IPVA 2019. O que eu faço?”

Em primeiro lugar, você precisa comunicar a venda do seu carro ao Detran, em até 30 dias.

E como fazer?

Você precisa ir até um cartório e reconhecer firma, que deve constar no documento de compra e venda. Então, dentro de alguns dias, o próprio cartório manda as informações para a Secretaria da Fazenda.

Se você continuar a receber cobranças, será necessário acessar o site da secretaria da fazenda; pode estar faltando alguma informação nos documentos. Caso isso aconteça, convém você acessar o site da Secretaria da Fazenda.

Selecione a opção Veículos e depois a opção Comunicação de Venda. É só seguir as instruções. Se preferir, pode ir ao Detran de seu Estado e fazer isso pessoalmente. Só não deixe de consultar a situação dos documentos de quitação do IPVA; senão, no caso de ter comprado um usado, é você quem terá que arcar com as multas pendentes de quem lhe vendeu o  veículo.

Sendo assim, ao comprar um automóvel, lembre-se de todas essas informações e, principalmente, procure pagar seu IPVA para não ter problemas futuros. Você pode consultar o valor do IPVA 2019 no Detran de seu estado, basta acessar o site oficial e consultar diretamente. Saiba mais acessando: IPVA 2019 Consulta.

Confira também sobre o IPVA 2019

  • DETRAN IPVA 2019 Consulta pelo Renavam Consultar IPVA 2019 no Detran pelo Renavam O IPVA 2019 já estará disponível em breve e você precisa se programar para efetuar o pagamento. Se não tiver o cuidado de fazê-lo, com certeza sabe quais riscos está correndo. O atraso no IPVA pode gerar juros e multas e ainda a apreensão do […]
  • IPVA PA 2019 – Tabela, valor Guia do IPVA PA 2019 Emitir IPVA PA 2019 é um procedimento bastante simples e que, não somente o Detran desse estado, mas de todos os outros disponibilizaram o acesso pela internet. E isso com certeza é uma ferramenta online bastante pratica onde não podemos abrir mão, visto que […]
  • DPVAT 2019 – Valor, Consulta, Pagamento Pagamento DPVAT 2019 O DPVAT, ou seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, se trata de um seguro obrigatório que deve ter seu pagamento efetuado obrigatoriamente todos os anos, e tem como função, indenizar todas as pessoas que são vítimas de algum […]
  • IPVA MG 2019 – Tabela, valor Tabela IPVA MG 2019 Emissão do IPVA MG 2019 já está disponível no site, por isso se você tem um veiculo desse estado não deixe de conferir direitinho as datas de pagamento. Essas datas mudam todos os anos, e é definida de acordo com o final da placa de cada veiculo, por esses e […]
  • IPVA SC 2019 – Tabela, valor Guia do IPVA SC 2019 IPVA SC 2019 está com as datas e valores estabelecidos e você já pode fazer a consulta certinha desse documento. Saiba também que você não vai precisar pagar para usar esse serviço online, por que o mesmo é totalmente gratuito, a única coisa que você paga […]
  • IPVA PE 2019 – Tabela, valor Tabela do IPVA PE 2019 Na área de serviços online do site do Detran PE você pode fazer a emissão do documento do IPVA para efetuar o pagamento dentro da data prevista. Saiba que hoje em dia esse documento é demasiado importante para todos nós, ainda mais por que sem ele não tem […]

11 comentários em “IPVA 2019 Detran – Consultar Valor Online

  1. ótimos esclarecimentos, no entanto permaneço com uma dúvida:
    Veículos antigos são obrigados a pagar IPVA?
    Pergunto isso porque outro dia falando com um amigo do interior de Minas Gerais que tem um Variante muuto antiga, ele precisa pagar o IPVA/
    Att,
    Gabriela

    1. Apenas licenciamento e DPVAT. A data varia de acordo com o estado, mas normalmente se o carro tem mais de 20 anos de fabricação já não paga mais IPVA.

  2. Gostaria de saber como faço para saber o valor do meu IPVA, qual é o endereço do site para fazer essa consulta.

  3. tenho um carro do MT final 4 que vence 30/04, como procedo pra tranferir ao CE e o que devo pagar ?

  4. gostaria de sabe meu ipva esta atrasado um dia eu posso paga no outro dia

  5. esqueci de pagar a 2º parcela do IPVA. agora o boleto está atrasado e não sei como fazer para pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *